More
    InícioMundo AnimalAnimalife e Banco de Sangue Animal (BSA) unem-se no Dia Mundial do...

    Animalife e Banco de Sangue Animal (BSA) unem-se no Dia Mundial do Dador de Sangue  

    A Animalife, associação de sensibilização e apoio social-animal, em conjunto com o Banco de Sangue Animal, tem o prazer de anunciar a realização de um Open Day de recolha de sangue animal no dia 14 de junho, Dia Mundial do Dador de Sangue. Esta iniciativa tem como objetivo mostrar à comunidade a importância de doar sangue para salvar vidas e criar histórias felizes, bem como apresentar o trabalho realizado pelo Banco de Sangue Animal.  

    O Open Day vai realizar-se simultaneamente nas cidades de Lisboa e do Porto, nas instalações do Banco de Sangue Animal, entre as 10:00 e as 15:00 horas.  Vai ser possível visitar os espaços e assistir às dádivas de sangue. Os visitantes que escolherem ir nesse dia podem realizar a sua inscrição no local e esclarecer as suas dúvidas com a equipa presente. Este evento especial oferece a oportunidade única de conhecer de perto o processo de recolha de sangue animal. Destaca-se que para participar no Open Day os visitantes não necessitam de levar os seus animais consigo. 

    A vontade de ajudar, o altruísmo e o amor pelos outros são os ideais que movem o trabalho do Banco de Sangue Animal e intensificam o significado da sua missão. A vida de muitos cães e gatos que se encontram em estado crítico a aguardar por uma transfusão de sangue pode ser salva através de um pequeno gesto de solidariedade. Trata-se de uma necessidade real, diária e urgente.  

    O BSA colabora com inúmeras associações, criadores e tutores individuais em todo o país, garantindo transfusões de sangue seguras e ajudando a salvar vidas de aproximadamente 1.500 animais por mês. 

    O objetivo do BSA é garantir uma experiência agradável e positiva, que permita criar boas memórias e promover visitas futuras. Este trabalho procura assegurar que o processo de dádiva seja confortável através da seleção dos melhores materiais. 

    Cada membro da equipa do BSA é rigorosamente selecionado para demonstrar respeito e paixão pelos animais. A equipa de dadores recebe formação específica, que assegura a adoção de técnicas amigas dos animais que minimizam o stress, promovem a empatia e ajudam a uma rápida ligação afetiva entre estes e os dadores.  

    Neste Dia Mundial do Dador de Sangue, a Animalife e o Banco de Sangue Animal convidam-no a juntar-se a esta causa nobre e fazer a diferença na vida dos animais. Através da doação de sangue, é possível ajudar aqueles que mais necessitam e contribuir para o bem-estar e a saúde dos nossos amigos de quatro patas. 

    Os interessados em inscrever os seus animais para a doação de sangue podem entrar em contacto através do email [email protected] ou ligar para o número 913 047 480. 

    Para mais informações sobre a Animalife, visite o site da Associação. 

    Para conhecer o Banco de Sangue Animal, visite o site

    Sobre a Animalife 

    A Animalife (www.animalife.pt) é uma associação de sensibilização e apoio social-animal, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em outubro de 2011, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias. 

    Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de ação: apoio a associações e grupos de proteção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo.   

    A forma como trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua atuação pioneira em Portugal.  

     A Animalife é também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal (BSA), a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais, que acontece várias vezes ao ano em hipermercados e supermercados de todo o País. 

    Sobre o Banco de Sangue Animal 

    O BSA – Banco de Sangue Animal (www.bsanimal.pt) surgiu da necessidade emergente em assegurar melhores cuidados de saúde na Medicina Veterinária, proporcionando o acesso a transfusões sanguíneas a todos os animais de companhia que delas necessitem. 

    Rapidamente se percebeu que o BSA teria de se expandir para sustentar a procura de hemocomponentes e para ajudar todos os animais que deles necessitassem. Desta forma, foram desenvolvidas parcerias com vista à criação de outras unidades na Europa, tendo surgido o Banco de Sangre Animal em Barcelona e o Animal Blood Bank Benelux na Bélgica. 

    O nosso principal objetivo é assegurar o acesso rápido aos componentes do sangue para ajudar todos os animais necessitados. Consequentemente, implementámos um procedimento eficiente na distribuição de hemocomponentes, tornando o acesso rápido a estas. Deste modo, as transfusões são realizáveis na prática clínica em qualquer parte do país. 

    O desejo contínuo de prosperar e encorajar o desejo de estudar, investigar e alargar os conhecimentos veterinários em medicina transfusional foi essencial para a BSA. Assim, vários artigos científicos foram publicados pela equipa da BSA, criando um grande reconhecimento e uma forte aproximação a várias universidades. 

    Os nossos esforços vão continuar a crescer. A nossa principal ambição é melhorar e garantir transfusões de sangue seguras sempre que estas sejam necessárias. Acreditamos que os nossos cães e gatos merecem o melhor, porque os amamos como parte da família; por conseguinte, acreditamos que é nossa responsabilidade cuidar deles e dedicar as nossas vidas à sua saúde e bem-estar… as vidas que ajudamos a salvar alimentam a nossa força e determinação todos os dias. O BSA pretende sempre melhorar os seus serviços e transmitir todo o conhecimento que tem para melhoria da Medicina Transfusional em animais de companhia, em Portugal e além-fronteiras. Para assim darmos a nossa contribuição em benefício dos animais e Medicina veterinária. 

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.