More
    InícioIPSSsPSO Portugal uma IPSS da saúde sem fins lucrativos

    PSO Portugal uma IPSS da saúde sem fins lucrativos

    Criada em 2005 por um grupo de doentes psoriáticos com objectivo de informar sobre a doença e de lutar pelos direitos das pessoas que sofrem de uma patologia extremamente estigmatizante.

    O Jornal Solidário Abrigo esteve à conversa com Jaime Melancia presidente da direcção da PSO Portugal Associação Portuguesa de Psoríase.

    O desconhecimento social sobre a doença psoriática era enorme, ao ponto de chegar a ser confundi­da com lepra e de haver quem pensasse, e alguns ainda pensam, tratar-se de uma doença contagiosa.

    Os objetivos da PSOPortugal mantêm-se atuais, assentando em particular na defesa dos di­reitos destes doentes – nomeadamente no acesso ao diagnóstico precoce e ao trata­mento – e na desmistificação social que en­volve a doença. Fruto de um esfor­ço conjunto da PSOPortugal, médicos e da indústria farmacêutica, a partir de 2010 (Lei nº 6/2010 de 7 de maio) os medicamentos queratolíticos e antipsoriáticos, de aplicação tópica e sisté­mica, quando destinados aos doentes porta­dores de psoríase, passaram a ser comparti­cipados no escalão A pelo Serviço Nacional de Saúde.

    A PSOPortugal tem procurado pro­mover o acesso à consulta de Dermatologia e aos tratamentos, com vista a proporcionar melhor qualidade de vida aos doentes com psoríase, que em Portugal ultrapassam os 400 mil.

    Artur Arede
    Artur Arede
    Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img