More
    InícioProgramas de ApoioMisericórdias Portuguesas iniciam negociação com Governo para o compromisso de cooperação

    Misericórdias Portuguesas iniciam negociação com Governo para o compromisso de cooperação

    A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) deu início às negociações com o Governo para o compromisso de cooperação para o biénio 2023-2024.

    No âmbito do Compromisso de Cooperação, a UMP reuniu-se com o Governo apresentando o resultado de um estudo realizado junto de uma centena de Misericórdias referente aos custos médios das respostas sociais para a infância, idosos e deficiência.

    O estudo constata que as respostas cuja sustentabilidade está mais fragilizada são as estruturas residenciais onde os custos com os recursos humanos, energia e bens alimentares têm um peso preponderante.

    Perante o panorama financeiro que as Misericórdias vivem, a problemática da sustentabilidade, não só para continuarem a garantir respostas sociais eficientes à população, mas também para poderem remunerar justamente os seus recursos humanos e manterem a capacidade para inovar, a UMP considera que deve ser feita uma atualização da comparticipação pública ajustada à atual realidade, sob pena de se colocar em causa a viabilidade da ação social.

    No âmbito da negociação, será criada uma comissão mista para análise dos dados comparativos entre o Governo e o sector social.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    em destaque esta semana