More
    InícioIPSSsUNICEF - há 75 anos a mudar a vida das crianças em...

    UNICEF – há 75 anos a mudar a vida das crianças em todo o mundo

    A UNICEF, originalmente chamado de Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas na íntegra, agora oficialmente Fundo das Nações Unidas para a Infância, é uma agência das Nações Unidas responsável por fornecer recursos humanitários e de desenvolvimento de ajuda a crianças em todo o mundo. A agência está entre as agências de bem-estar social mais difundidas e reconhecidas organizações do mundo, com presença em 192 países e territórios. As atividades da UNICEF incluem o fornecimento de imunizações e prevenção de doenças, administração de tratamento para crianças e mães com HIV, melhoria da nutrição infantil e materna, melhoria do saneamento, promoção da educação e fornecimento de ajuda de emergência em resposta a desastres.

    A UNICEF é o sucessor do Fundo Internacional de Emergência para Crianças das Nações Unidas, criado em 11 de dezembro de 1946, em Nova York, pela Administração de Reabilitação de Ajuda da ONU para fornecer socorro imediato a crianças e mães afetadas pela Segunda Guerra Mundial. No mesmo ano, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu a UNICEF para institucionalizar ainda mais o trabalho de socorro pós-guerra. Em 1950, o seu mandato foi estendido para atender às necessidades de longo prazo de crianças e mulheres, particularmente em países em desenvolvimento. Em 1953, a organização tornou-se parte permanente do Sistema das Nações Unidas, e o seu nome foi posteriormente alterado para a sua forma atual, embora mantenha o acrônimo original.

    A UNICEF depende inteiramente de contribuições voluntárias de governos e doadores privados. A sua receita total em 2020 foi de 7,2 mil milhões de dólares; dos quais os parceiros do setor público contribuíram com 5 mil milhões. É governado por um conselho executivo de 36 membros que estabelece políticas, aprova programas e supervisiona planos administrativos e financeiros. O conselho é formado por representantes do governo eleitos pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, geralmente para mandatos de três anos.

    Os programas da UNICEF enfatizam o desenvolvimento de serviços comunitários para promover a saúde e o bem-estar das crianças. A maior parte de seu trabalho é no campo, com uma rede que inclui 150 escritórios nos países, sedes e outras instalações e 34 “comitês nacionais” que cumprem sua missão por meio de programas desenvolvidos com os governos anfitriões. Sete escritórios regionais fornecem assistência técnica aos escritórios nos países conforme necessário, enquanto a sua Divisão de Suprimentos — com sede nas cidades de Copenhague e Nova York — ajuda a fornecer mais de 3 mil milhões em ajuda e serviços críticos.

    Em 2018, a UNICEF ajudou no nascimento de 27 milhões de bebês, administrou vacinas pentavalentes a cerca de 65,5 milhões de crianças, forneceu educação para 12 milhões de crianças, tratou quatro milhões de crianças com desnutrição aguda grave e respondeu a 285 emergências humanitárias em 90 países. A UNICEF recebeu reconhecimento pelo seu trabalho, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1965, o Prêmio Indira Gandhi em 1989 e o Prêmio Princesa das Astúrias em 2006. Durante a pandemia de COVID-19 de 2020, a UNICEF, juntamente com a Organização Mundial da Saúde e outras agências, publicaram orientações sobre parentalidade saudável.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.