More
    InícioIPSSsA Mulherendo nasceu para ajudar as mulheres com endometriose e/ou adenomiose

    A Mulherendo nasceu para ajudar as mulheres com endometriose e/ou adenomiose

    O que pretendem, em larga escala, é garantir o acompanhamento médico diferenciado para todas as pacientes, assim como a sensibilização de toda a sociedade para a endometriose e/ou adenomiose, porque só uma sociedade informada está preparada para agir.

    Para conseguirem fazer todo este trabalho com empenho e qualidade precisam do apoio dos associados e de parceiros, uma vez que não têm apoio estatal.

    A endometriose é caracterizada pela presença de tecido similar ao endométrio em localização extrauterina, provocando uma resposta local inflamatória. Sendo esta uma doença crónica e recorrente, tem um impacto acentuado na saúde física e mental da mulher, afetando todas as vertentes da sua vida: familiar, laboral e social. Uma forma particular de endometriose é a adenomiose, que se encontra no miométrio uterino e que pode ser focal ou difusa.

    Na maioria dos casos, não tem cura e apenas pode ser controlada. Estima-se que afete aproximadamente 2 a 17% da população feminina em geral, assim como cerca de 50% de mulheres com infertilidade.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.