More
    InícioIPSSsO Instituto Português da Afasia (IPA) é uma ONG das pessoas com...

    O Instituto Português da Afasia (IPA) é uma ONG das pessoas com deficiência de âmbito local

    A Associação IPAFASIA, mais conhecida por Instituto Português da Afasia (IPA), foi criada pela líder deste projeto, Paula Valente. A Paula é terapeuta da fala e devido à sua paixão pela área da afasia e após vários anos de estudo e experiência profissional com pessoas com afasia em diferentes contextos públicos e privados, no final de 2014, tomou a decisão de abandonar os seus empregos para se dedicar a 100% à criação deste projeto, na altura denominado “Afasia 3D”. Além do seu sentido de missão e entrega à causa, Paula Valente realizou diversas formações na área do empreendedorismo social e convidou várias pessoas com currículos especializados na área da afasia e em áreas complementares, assim como pessoas com afasia e familiares para a acompanharem nesta aventura. Foi assim que em 2015, findo o projeto piloto, nasceu em Matosinhos o IPA, tendo vindo a constituir-se como associação sem fins lucrativos em fevereiro de 2016.

    O IPA é uma Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência de Âmbito Local (Registo nº 308/2020 – INR, I.P.) e uma Associação de Defesa dos Utentes da Saúde (nos termos do artigo 7º da lei nº 44/2005, de 29 de agosto) reconhecida pela Direção Geral da Saúde a 9 de dezembro de 2020.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.