More
    InícioIPSSsA Associação de Apoio aos Ex-combatentes Vítimas do Stress de Guerra surgiu...

    A Associação de Apoio aos Ex-combatentes Vítimas do Stress de Guerra surgiu em 1988

    Em 1988, a APOIAR, Associação de Apoio aos Ex-combatentes Vítimas do Stress de Guerra, surgiu da iniciativa de um grupo de técnicos e de pacientes sujeitos a terapia de grupo, nos Serviços de Psicoterapia Comportamental do Hospital Júlio de Matos. Os grandes impulsionadores desta Associação foram o Dr. Afonso de Albuquerque e a Dra. Fani Lopes.

    Em 1994 é legalmente constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social, com o Estatuto de Utilidade Pública, em 1997 a Direcção na altura decide alugar um espaço na Avenida de Roma, tendo permanecido até 2003. Em acordo com a Câmara Municipal de Lisboa são concedidas à APOIAR novas instalações no Bairro da Liberdade.

    Atualmente, dispõe de vários apoios, desde social, clínico (clínica geral/psiquiatria) e psicológico, comparticipados através do protocolo celebrado ao abrigo da lei 50/2000, que instituiu a Rede Nacional de Apoio às Vítimas do Stress de Guerra, com o Ministério da Defesa Nacional. É ainda realizado apoio jurídico, no âmbito dos processos de qualificação DFA por stress de guerra, concedido aos sócios gratuitamente segundo os estatutos e não pelo Protocolo.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito jovem ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do jornal e rádio nacional Abrigo, do Correio de Sever e a rádio regional N16.

    em destaque esta semana