More
    InícioIPSSsO Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional da Igreja...

    O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional da Igreja Católica

    O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional da Igreja Católica, fundada em 1980, sob responsabilidade da Companhia de Jesus. O JRS tem como missão «Acompanhar, servir e Defender» os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando atualmente presente em cerca de 50 países no mundo.

    Em Portugal, o JRS é criado em 1992, e desde então, a atuação junto dos nossos utentes tem-se desenvolvido nas seguintes áreas: apoio social, apoio psicológico, apoio médico e medicamentoso, apoio jurídico, encaminhamento e apoio à integração profissional, Cursos de Língua Portuguesa e ações de formação para o emprego. Também está presente no acompanhamento a imigrantes em detenção administrativa (Unidade Habitacional de Santo António).

    No Acolhimento distinguem-se as soluções de alojamento de imigrantes sem-abrigo em situação de particular vulnerabilidade social (Centro Pedro Arrupe), e aquelas onde é solução de acolhimento de requerentes de asilo como o Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados (CATR) da Câmara Municipal de Lisboa, onde faz a gestão e acompanhamento técnico,  o Centro Cristo Rei (CCR) em Vila Nova de Gaia, onde acolhe 100 pessoas vindas da Ucrânia, e o Centro Porto Seguro (CPS) onde acolhe jovens adultos.

    O JRS Portugal é ainda responsável pela Coordenação-geral da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e pelo acolhimento de mais de 280 refugiados afegãos vindos através de corredor humanitário em Comunidades de Hospitalidade dispersas por 10 cidades do país.

    Para além da sua forte atuação na área da integração de migrantes e requerentes e beneficiários de proteção internacional, o JRS – Portugal desenvolve ainda ações baseadas na sua reflexão sobre a ação no terreno, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito jovem ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do jornal e rádio nacional Abrigo, do Correio de Sever e a rádio regional N16.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img