More
    InícioIPSSsA Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso foi fundada...

    A Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso foi fundada em 1903

    A Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso foi fundada em 7 de maio de 1903, pelo então Bispo do Porto, D. António Barroso, com o objetivo de acolher crianças e jovens das famílias desfavorecidas da cidade do Porto. Com a publicação no DR nº 138 III série, de 17 de junho de 1988, foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS-, com o registo nº 36/88, com efeitos retroativos a 11 de agosto de 1986.

    A Associação tem a sua sede no Largo 1º Dezembro, no Porto, no edifício que do antigo Convento das freiras Clarissas, cujo núcleo urbano faz parte a Igreja Santa Clara e as muralhas Fernandinas. O Convento encerrou em 1900, por falecimento da última religiosa, sendo os bens incorporados na Fazenda Nacional.

    A Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso tem como objetivos gerais:

    Acolhimento: deve proporcionar o apoio educativo adequado à idade e características pessoais da criança/jovem procurando despistar e diagnosticar os aspetos mais carenciados de intervenção em termos de saúde, equilíbrio psicoafectivo, socialização e escolaridade, recorrendo, sempre que necessário, aos espaços lúdicos e educativos existentes no concelho;

    Avaliação: durante a avaliação e diagnóstico da situação, a equipa do lar deve proceder à avaliação e diagnóstico de cada situação, para assim, proporcionar às crianças/jovens a satisfação de todas as suas necessidades básicas, em condições de vida tão aproximadas quanto possível às da estrutura familiar. A avaliação deve permitir o diagnóstico da situação concreta de cada criança/jovem bem como a definição do respetivo Projeto Socioeducativo (PSEI), em ambiente e com as condições essenciais ao seu desenvolvimento integral. Nesta fase, o Lar, deve promover medidas de educação compensatórias, procurando despistar e diagnosticar os aspetos mais carenciados de intervenção em termos de saúde, equilíbrio psicoafectivo, socialização e escolaridade;

    Estudo e definição de um Projeto de Vida: este deverá articular o acompanhamento direto e individualizado com a criança/jovem (de acordo com a sua maturidade e capacidade), com uma intervenção junto da família e da comunidade de origem visando a caracterização sociofamiliar e o encontrar soluções possíveis, em parceria e concertação com as instituições e serviços locais.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito jovem ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do jornal e rádio nacional Abrigo, do Correio de Sever e a rádio regional N16.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img