More
    InícioIPSSsCasa da Praia foi criada em 1975 pelo Dr. João dos Santos...

    Casa da Praia foi criada em 1975 pelo Dr. João dos Santos para ajudar as crianças

    No Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil muitas crianças eram atendidas numa clínica infantil que funcionava no espaço do Hospital Júlio de Matos. João dos Santos constata que muitas das crianças não apresentavam problemáticas que justificassem um acompanhamento em meio hospitalar, muito menos em Hospital Psiquiátrico de Adultos. Dentro desta justificativa, impulsiona a criação de um serviço que melhor pudesse responder às necessidades das crianças, num modelo de atendimento próximo da Comunidade e autónomo dos Hospitais Centrais – A Casa da Praia. É João dos Santos que, com uma equipa multidisciplinar, dirige este novo serviço até à data da sua aposentação (1982) e, posteriormente (1982 a 1987), em conjunto com Teresa Ferreira, entretanto nomeada chefe de equipa.

    João dos Santos verifica que uma parte significativa das queixas das crianças, apresentadas pela família nas consultas, eram as dificuldades escolares, associadas ou não a outros sintomas. Atento a este facto, sendo um conhecedor e estudioso dos movimentos de inovação pedagógica, considera que através dos recursos da pedagogia se poderia intervir em crianças com determinadas características, embora sob orientação terapêutica, metodologia que designou por Pedagogia Terapêutica. É esta metodologia que marcou e marca a identidade da Casa da Praia. João dos Santos alerta para a importância do trabalho com as famílias, professores e outros técnicos da comunidade.

    Uma entrevista ao atual Presidente da Direção, Pedro Parrot Morato, que nos fala do percurso desta instituição, das dificuldades que atravessam e dos projetos em curso.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img