More
    InícioIPSSsA CERCIMB foi fundada em 1975 para ajudar crianças com necessidades educativas...

    A CERCIMB foi fundada em 1975 para ajudar crianças com necessidades educativas especiais

    Os direitos educativos das crianças com necessidades educativas especiais, assim como o direito de beneficiarem de igual proteção a todos os níveis, têm vindo a ser progressivamente reconhecidos perante a comunidade, por meio de diversas batalhas jurídicas e legislativas, levadas a cabo um pouco por todo o mundo e em Portugal em particular.

    Foi no contexto social e político da década de setenta que se assistiu ao “nascimento” de movimentos sociais de índole associativa, liderados por pais de crianças deficientes. Estes movimentos de pais tinham como objetivo primeiro, criar estruturas educativas para os seus filhos portadores de deficiência e jovens e adultos com deficiência.

    Muitos destes movimentos foram corporizados em Associações e Cooperativas, a partir de 1974, tendo-se assistido à criação de Cooperativas de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, para responder às necessidades educativas e terapêuticas de crianças e jovens deficientes.

    A Cooperativa de Educação Reabilitação Capacitação e Inclusão da Moita e Barreiro – fundada em novembro de 1975, orientou sempre a sua ação no sentido de criar respostas de qualidade e em tempo oportuno às solicitações que lhe foram sendo dirigidas, tendo como principal finalidade a educação/reabilitação/integração de crianças, jovens e adultos deficientes.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.