More
    InícioIPSSsAssociação Apoiar – Apoio a África em destaque no abrigo

    Associação Apoiar – Apoio a África em destaque no abrigo

    Quando surgiram, em 1995, aquando da 1ª visita a Moçambique, foi-lhes pedido que concentrassem a ação no ensino de informática. Nessa altura, sendo Moçambique um dos 5 Países mais pobres do mundo, o pedido que faziam levantou algumas questões… Por outro lado, as aberturas deste país ao investimento estrangeiro, à banca e outras instituições informatizadas, deram força para seguir em frente com o que era pedido. Em 9 anos, abriram centros de informática em Maputo, Xai-Xai, Beira, Manjacaze, Inhambane, Manica, Quelimane, Lichinga e Pemba, com o cofinanciamento da Comissão Europeia e do Instituto da Cooperação Portuguesa. Capacitaram cerca de 120 formadores por todo o país em regime intensivo de 2 meses, que por sua vez continuaram a ação de formação a utilizadores, tornando os centros não só autossustentáveis, como, principalmente, lucrativos e capazes de gerar recursos para as Instituições de apoio social em que se encontram inseridos.

    Com a preocupação de responder às necessidades sentidas pelas populações no terreno, ao longo dos anos, foram desenvolvendo outros projetos, para atuarem como agentes de mudança, nas suas vidas e nas suas comunidades.

    O ciclone Idai afetou diretamente as operações e os projetos da APOIAR no terreno. No seguimento desta catástrofe foi estruturada e acionada uma rede de resposta:

    • APOIAR na emergência: facilitar a distribuição da ajuda de emergência imediata para as comunidades vulneráveis em articulação com os organismos governamentais, nacionais e internacionais especialistas em emergência humanitária; garantir a sobrevivência e segurança das pessoas em maior situação de vulnerabilidade.

    • APOIAR na reconstrução: reforçar a capacidade de recuperação das comunidades do Dondo mais afetadas pelo ciclone idai. Esta intervenção concretiza-se na reconstrução de casas e infraestruturas mais seguras e resistentes com a comunidade (com o apoio da SIC Esperança, Compal e doadores individuais), promoção da segurança alimentar por meio da implementação de cozinhas escolares (com o apoio da Compal e doadores individuais), da recuperação das machambas (hortas) de famílias de comunidades rurais (com apoio de 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo), e promoção da saúde e nutrição através do acompanhamento diário de mães e grávidas de bebés até aos dois anos no Centro de saúde F.LVIDA.

    Uma entrevista com Joana Teixeira, responsável da comunicação da APOIAR, que nos traça o perfil da associação, fala-nos dos projetos em curso e dos resultados que têm obtido ao longo dos anos, nesta missão de ajuda humanitária.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito jovem ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do jornal e rádio nacional Abrigo, do Correio de Sever e a rádio regional N16.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img