More
    InícioIPSSsO Centro Comunitário São Cirilo é uma Fundação que pertence à Companhia...

    O Centro Comunitário São Cirilo é uma Fundação que pertence à Companhia de Jesus

    O Centro Comunitário São Cirilo é uma Fundação que pertence à Província Portuguesa da Companhia de Jesus (jesuítas) e começou a ser sonhado em 2002, na altura em que chegavam a Portugal muitos migrantes de Leste à procura de melhores condições de vida.

    Para muitos destes migrantes, a chegada ao nosso país não era fácil devido a vários fatores, entre os quais a falta de retaguarda económica enquanto procuravam emprego e o desconhecimento da língua e da cultura portuguesas, entre outros. Era, por isso, frequente irem bater à porta dos jesuítas na Rua Nossa Senhora de Fátima, pedindo alimentos, alojamento e emprego.

    O nosso país passava, então, por um período de desenvolvimento económico, e a integração de migrantes era uma das maiores necessidades sociais que então se fazia sentir.

    Foi assim que o P. António Vaz Pinto, sj – na altura Alto-Comissário para a Integração das Minorias Étnicas – em conjunto com um grupo de pessoas interessadas em ajudar, idealizou o “Centro São Cirilo”, com o objetivo de acolher e apoiar a integração deste migrantes.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito jovem ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do jornal e rádio nacional Abrigo, do Correio de Sever e a rádio regional N16.

    em destaque esta semana