More
    InícioIPSSsAldeias de Crianças SOS apoiam centenas de crianças em Portugal

    Aldeias de Crianças SOS apoiam centenas de crianças em Portugal

    As Aldeias de Crianças SOS nasceram em 1949 na Áustria, após a Segunda Guerra Mundial, quando Hermann Gmeiner, educador de infância, quis fazer algo pelas crianças que perderam os seus pais durante a Guerra. Assim, fundou a primeira Aldeia SOS, em Imst, de forma a construir famílias cheias de amor e comunidades de apoio para as crianças. 

    Com o generoso apoio de doadores, parceiros e amigos, a visão de Hermann Gmeiner de devolver às crianças sem cuidados parentais esses mesmos cuidados num ambiente familiar, e de ajudar as famílias a permanecerem juntas para que possam cuidar dos seus filhos, cresceu e prosperou ao longo de sete décadas. 

    Hermann Gmeiner foi presidente das Aldeias de Crianças SOS até 1985 e faleceu um ano depois, precisamente no ano em que se alcançou o marco das 230 Aldeias SOS em todo o mundo. A Organização já foi nomeada 14 vezes para o Prémio Nobel da Paz e tem estatuto consultivo junto do Conselho Económico e Social da Organização das Nações Unidas.

    Atualmente, as Aldeias de Crianças SOS são uma federação mundial e estão presentes em 138 países e territórios em todo o mundo. Ajudam milhões de crianças, jovens e respetivas famílias através de programas de cuidados alternativos, fortalecimento familiar, educação, saúde e emergência, adaptados para cada local e realidade, assegurando que todas as crianças tenham os seus cuidados. 

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito jovem ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do jornal e rádio nacional Abrigo, do Correio de Sever e a rádio regional N16.

    em destaque esta semana