More
    InícioIPSSsVamos conhecer melhor a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson

    Vamos conhecer melhor a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson

    A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson constitui-se oficialmente por escritura pública de 14/04/1984, prevendo na altura que os corpos gerentes fossem preenchidos exclusivamente por pessoas portadores da doença.

    Em 1998 foram aprovadas alterações aos Estatutos, que permitiram a integração de pessoas sem a doença de Parkinson nos corpos gerentes.

    Foi, ainda, nessa ocasião criado o Conselho Científico, que integra um grupo de médicos neurologistas de Lisboa, Porto e Coimbra.

    Como sinal da importância do seu papel, a APDPk foi oficialmente reconhecida como IPSS em 07/07/1999, e aceite como membro da EPDA – European Parkinson’s Disease Association e da WPDA – World Parkinson’s Disease Association.

    Entretanto cresceu, instalou-se em sede própria inaugurada em 18/06/2004, arrendada pela Câmara Municipal de Lisboa, e foram aumentando o número de Delegações regionais, que neste momento cobrem boa parte do país, para intervir com maior proximidade junto dos doentes e suas famílias, e que promovem todos os anos centenas de atividades.

    Uma entrevista exclusiva a João Casaca, Presidente da Associação, que nos traça o panorama do doente de Parkinson em Portugal.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img