More
    InícioIPSSsA Legião da Boa Vontade é uma luz de apoio e esperança...

    A Legião da Boa Vontade é uma luz de apoio e esperança no combate à pobreza

    A Legião da Boa Vontade teve início, no Brasil, no programa radiofónico Hora da Boa Vontade, lançado pelo radialista e poeta Alziro Zarur, em 4 de março de 1949, na Rádio Globo do Rio de Janeiro, com o lema: “Por um Brasil Melhor e uma Humanidade mais feliz”. A partir deste programa que transmitia palavras de conforto aos carentes do corpo e da Alma, Zarur, há setenta anos, deu início à LBV, que veio a ser oficializada no dia 1 de janeiro de 1950 (Dia da Paz e da Confraternização Mundial). 

    Em Portugal, tudo começou com um grupo de portugueses que ao tomar conhecimento do trabalho desenvolvido pela Legião da Boa Vontade, no Brasil, lançou um repto ao Presidente da LBV, José de Paiva Netto, manifestando o desejo de que a Instituição atravessasse as fronteiras do seu país de origem para além-mar. Atendendo a esse desafio, Paiva Netto deu início à ação da Legião da Boa Vontade em terras lusitanas, há trinta e quatro anos, em 2 de março de 1989.

    Os primeiros passos foram dados no Porto, com a “Ronda da Caridade”, um programa pioneiro no País, a percorrer as ruas, pelas madrugadas, no apoio aos sem-abrigo, expandindo-se, mais tarde, a Lisboa. E “Um Passo em Frente”, de apoio à família de baixos recursos económicos. Logo a seguir à iniciativa da “Ronda da Caridade”, surge o Programa Semente da Boa Vontade, vocacionado para a criança e o adolescente. Posteriormente esse trabalho veio a ser complementado com a ação do Programa Juventude Ecuménica da Boa Vontade, que promove a formação do Cidadão Ecuménico e o voluntariado jovem.

    Uma entrevista para ficar a conhecer melhor esta associação que muito faz no combate à pobreza, com diversos programas de apoio.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito jovem ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do jornal e rádio nacional Abrigo, do Correio de Sever e a rádio regional N16.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img