More
    InícioIPSSsA APSA (Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger) é uma instituição particular...

    A APSA (Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger) é uma instituição particular de solidariedade social

    A APSA (Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger) é uma instituição particular de solidariedade social (ipss), sem fins lucrativos, que nasceu em lisboa, a 7 de novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. A apsa apoia e orienta pessoas com síndrome de asperger(sa) de todas as idades e as suas famílias a nível nacional. Tem como objetivo principal explicar e desdramatizar o que é a SA através de sessões de sensibilização, tradução de livros dos maiores especialistas a nível mundial, seminários, webinars, de todas as formas possíveis no panorama atual.

    Em termos de intervenção técnica, tem uma resposta social, a casa grande, que abriu portas a 14 de janeiro de 2014 com o intuito de colmatar o fosso que existe entre a escolaridade obrigatória e a vida ativa destas pessoas. Acolhe jovens adultos a partir dos 16-18 anos de idade para os capacitar para o futuro, através de um treino de competências sociais e de autonomia funcional, a par com diversos ateliês temáticos que visam o despiste vocacional para que estas pessoas encontrem uma vida mais digna e mais autónoma. Trabalha em rede e parceria com 24 empresas recetivas, uma marca registada da APSA, que acolhem e integram estes jovens que frequentam o programa empregabilidade.

    Tem como missão promover o apoio e a integração social das pessoas com síndrome de asperger, favorecendo as condições e capacitando para uma vida autónoma e digna. Ter uma sociedade integrante da diferença e em que as pessoas com síndrome de asperger tenham igualdade de oportunidades e se sintam aceites, respeitadas e realizadas.

    José Vieira
    José Vieira
    Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img