More
    InícioReportagensCãoViver -­ Centro de adoção - Uma instituição de valor

    CãoViver -­ Centro de adoção – Uma instituição de valor

    O grupo surgiu em julho de 2011. Tudo começou com visitas regulares ao canil municipal da Maia para se fotografar os animais. Com o tempo foi-se formando um grupo mais coeso, tendo surgido pouco tempo depois a oportunidade de criar um grupo de voluntariado.

    Alargou-se depois proporcionando a atuação em várias áreas. Começaram a apostar em eventos de sensibilização e divulgação, na esterilização, na recuperação social e física de todos os animais, na ajuda a famílias mais carenciadas, na recolha de papel para reciclagem.

    “O AMOR AOS ANIMAIS JUNTOU ESTE CONJUNTO DE PESSOAS QUE FAZEM UM TRABALHO MUITO BOM”

    Durante o mês de fevereiro de 2012, o grupo de voluntariado oficializou-se, passando a ser a CãoViver – Associação de Proteção Animal.

    Por imposições da Câmara Municipal da Maia, a associação deixou de puder atuar nos termos até então aceites, culminando na retirada, pela associação, de todos os animais que estavam no canil municipal da Maia no dia 13 de outubro de 2012.

    A associação continuou, no entanto, a fazer o registo fotográfico dos animais que acabavam por dar entrada no canil municipal da Maia, divulgando posteriormente nos meios de divulgação disponíveis, os animais aptos para adoção, tendo sempre em vista a adoção.

    Em 2013 iniciou-se o projeto do Abrigo Cãoviver, que visa albergar os animais que são resgatados pela associação resgatados e pelos quais é responsável até uma futura adoção.

    Durante dois anos foi esse o espaço que permitiu resgatar e encaminhar para adoção centenas de animais. Mais tarde tiveram de abandonar o abrigo devido ás dificuldades com que se deparámos para legalizar o espaço, pelo que de momento estão num período de transição, com os animais em hotéis caninos, espaço temporário e famílias de acolhimento.

    O Espaço CãoViver ­ Centro de adoção, hospedagem e bem-estar Animal sem fins lucrativos será a “casa” da associação e dos seus voluntários.

    Para além da vertente principal, que é o tratamento diário dos animais que serão alojados temporariamente no Centro, é objetivo da associação ter uma vertente social e de cooperação, pelo que pretende abrir as portas a quem quiser conhecer o espaço (escolas, grupos, associações, particulares e outras entidades) e saber mais sobre a realidade com que a associação Cãoviver se depara diariamente.

    “A ASSOCIAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA TRABALHAR COM A SOCIEDADE CIVIL”

    A Bolsa de voluntariado será promovida junto da comunidade envolvente, de forma a integrar a população no Espaço CãoViver.

    A sensibilização para a causa animal é um dos grandes objetivos da associação CãoViver.

    Tem tido ao longo dos anos várias atividades junto de várias entidades que dessa forma se aproximam dos animais que foram um dia abandonados. Desde escolas até lares de idosos, o trabalho da associação passa por sensibilizar (através de experiências na primeira pessoa) para a causa animal.

    Se é orientador, professor, educador, diretor de alguma entidade, e pretende inserir uma atividade relacionada com animais, no seu programa, pode contactar a associação através do seguinte e-mail [email protected].

    Brevemente teremos uma grande reportagem com a associação Cão Viver, para divulgar um trabalho digno de registo e motivador, para uma sociedade mais justo e inclusa, que não deixe nenhum ser vivo em condições degradáveis.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    em destaque esta semana

    PUBLICIDADEspot_img
    PUBLICIDADE GRATUITAspot_img